ADVERSIDADE


Introdução: Em Vários momentos, em nossa caminhada cristã, passamos por provações. Por muitas vezes Deus usa circunstâncias adversas para nos ensinar e nos transformar, tirando de nossas vidas aquilo que não lhe agrada. Devemos entender que, quando Deus permite uma provação em nossa vida é porque Ele está trabalhando em nós; não devemos considerar esta provação como castigo, mas como uma oportunidade. Porém, passa logo! “Deus não é ministro de “lutas” e ” tristezas”; Ele prepara vencedores. Eis o que diz a palavra:

Tiago 1. 2-4 – “Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações; sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora ,a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

Romanos 5.3-4 “E não somente isto , mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança ..”.

Romanos 8.28 – “ Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Jó 1.21 e 23.10 – “…O senhor o deu , e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Mas Ele sabe o seu caminho, se Ele me provasse, sairia eu refinado como o ouro”.

2 Cor. 4.8-9 – “ Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém, não desamparados; abatidos, porém não destruídos”.

2 Cor. 4. 16-17 – “ Por isso não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia. \porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação”.

1 Cor. 10.13 – “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação , vos proverá o livramento, de sorte que a possais suportar.

O Que este estudo nos ensina? Responda cada um resumidamente. Que o amor, a paz, e a graça do nosso amado Senhor Jesus, continue nos guiando. Amém.

Pr. Rubens Duarte Contagem, 21/05/18